Sobre

Dr. Matheus Guimarães Gomes Rangel, é natural de Campos dos Goytacazes – RJ, e dividiu a infância entre Campos-RJ e o litoral norte fluminense Gargaú – RJ. Terminando formação escolar, aos 17 anos iniciou formação superior na Faculdade de Medicina de Campos, terminando a formação médica em 2012 com 23 anos, ano no qual assumiu após formação concurso público médico estatutário na Prefeitura Municipal de Campos dos Goytacazes.

Desde então estagiou e trabalhou em diversos setores como emergência, Unidade Terapia Intensiva, ambulatório, coordenação médica, tanto no SUS e quanto nos serviços privados. Tempo em que também fez pós graduação em cardiologia no Instituto Albert Seisman promovido pelo Hospital Israelita Albert Einstein.

Em 2016, decidiu abandonar o concurso público e outros vínculos emprego, para seguir o sonho de estudar psiquiatria, iniciando residência pela Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro. Nas importantes Instituições Municipais Philippe Pinel e Nise da Silveira, estudando o funcionamento psíquico e as morbidades mentais. Atuando e conhecendo o território e o fluxos da assistência a saúde mental do SUS em regiões do município do Rio de Janeiro.

Atualmente com 29 anos se encontra no termino do segundo ano da residência de psiquiatria. Atendendo exclusivamente demandas do SUS, em suas funções de residente médico.  Participando também de eventos de atualização e grupo de estudo em psicanálise. Esse site segue e promove o código de ética médica, como responsabilidade de função perante sociedade.

“É um erro acreditar que a medicina é uma disciplina exclusivamente científica. O saber médico serve a interpretação das narrativas individuais no acolhimento ao sofrimento humano, e utiliza dentre seus instrumentos de investigação e terapêuticos também a ciência. A história nos ensinou muito, e precisamos ensinar a população muito do que aprendemos.” Dr Matheus Guimarães