Curso de Linguística Geral – Ferdinand de Saussure

Quando estava começando a estudar Psiquiatria, muito perdido nessa confusão de linguagens da atualidade, tive muita dificuldade em entender muitos termos das teorias que vinha estudando.

Foi quando conheci, através da tentativa de leitura do Dr J. Lacan (1901 -1981), o linguista e filósofo suíço Ferdinand de Saussure (1887 – 1913). Culminando em um corte da minha forma de pensar e compreender a realidade. Nesse sentido pude dar seguimento aos meus estudos, em busca de tentar apreender mais sobre essa fascinante singularidade que nos torna tão diferentes dos outros animais, a linguagem humana.


Fonte: Amazon –  Cultrix; Edição: 27ª (22 de junho de 2012)

F. Saussure expôs suas ideias em sala de aula, no Curso de Linguística Geral na Universidade de Genebra entre 1907 e 1910. No entanto, a obra só chegou ao grande público em 1916, quando já havia falecido, através de seus alunos no que se conhece culturalmente pelo termo Vulgata.

Por curiosidade, um exemplo conhecido de vulgata é a Bíblia. A Bíblia teve sua tradução realizada por São Jerônimo para o latim entre os séculos VI – VII, aprovada no Concílio de Trento como a versão oficial da Igreja Católica. 

Vulgata remete a uma construção de ideias em forma de um autor, a partir de outras pessoas, sendo a vulgata a versão considerada a obra mais fidedigna das ideias originais do autor.

Charles Bally e Albert Sechehaye a partir das anotações realizadas nos cursos de F. Saussure por diversos alunos presentes, organizaram e editaram os conteúdos ministrados em aula, e publicaram na obra póstuma conhecida como o livro: Curso de Linguística Geral.

Em busca de compreender melhor a ideia da comunicação do animal humano, F. de Saussure propôs a semiologia do estudo da linguística, abrindo caminho para um novo ângulo para o estudo da linguística enquanto ciência da linguagem. Essa proposta teve, e ainda tem, imensa repercussão nas diversas áreas do conhecimento humano.

Obrigado pela leitura e até mais!

Anúncios

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.