O cérebro humano não é um produto isolado da natureza

O cérebro é um órgão que compõe o Sistema Nervoso Central – SNC, e que em seu funcionamento através do conjunto da biologia, física e química, produz o que didaticamente é chamado pelo termo de mente.

brain-2546101_960_720
Fonte: Pixabay

Nesse texto, nos ateremos no órgão cérebro, e alguns aspectos de sua neuropsicologia. O cérebro humano se parece com de muitos outros mamíferos, conservando ainda algumas semelhanças com seus antecessor evolutivo os répteis.

Estima-se que os animais humanos de diferentes espécies percorreram a terra há pelo menos 2,5 milhões de anos. Porém foram milhares de anos até a revolução cognitiva dos sapiens, e ainda milhares de anos depois para se dar a evolução da linguagem, do qual nossa espécie Homo sapiens, seguiu dominando a superfície terrestre e modificando todo ambiente que habita, e proporcionando o que somos hoje.

Nesses milhares de anos, que se deram a evolução, e adaptação ao meio, para preservação da vida e sobrevivência, o sistema nervoso foi se modificando, novas estruturas foram se constituindo, nessa troca entre o ser humano com outros seres humanos, e com outros organismos biológicos, além de interações físicas, químicas que compõe o ambiente.

Pesquisas científicas que utilizam construções teóricas, e produções científicas, a partir da ajuda também de tecnologias como: análises DNA, análise do carbono, com materiais biológicos, são utilizados para estimar e construir dados para produção desses conhecimentos. Utilizados por diversas áreas do saber como na biologia, medicina, psicologia, arqueologia, sociologia, etc…

Sabemos que o cérebro ao longo do tempo cresceu em tamanho, e em capacidade de processamento, gastando quantidades enormes de energia produzidas pelo nosso funcionamento biológico. Temos muitas áreas cerebrais em comum com outros animais, dentre diversos mamíferos, e áreas mais sofisticadas, próprias da nossa espécie, ao quais são atribuídas os refinamentos dos processos do sentir, pensar, planejar e decidir.

brain-2026346_640
Fonte: Pixabay

Componente do SNC o tronco cerebral, é responsável por funções importantes para sobrevivência como por exemplo: respiração, ritmo cardíaco, ciclo sono vigília e temperatura corporal. São resquícios mais primitivos e necessários à sobrevivência do organismo biológico, de funcionamento autônomo, e que compartilhamos em comum com muitos animais. 


Pegar sol é um hábito de origem dos répteis ou dos humanos?

beach-455752_960_720
Fonte: Pixabay

Dos mamíferos inferiores herdamos o sistema límbico, estrutura subcortical, que é importante no processamento das memórias e emoções, como os comportamentos afetivos. Por exemplo o cachorro, ele tem seu próprio sistema límbico, tendo instintos, emoções, mesmo que não tão sofisticados como dos humanos.

E como diferença em processo evolutivo, as estruturas corticais, como o córtex pré frontal (parte da frente do cérebro) é o que nos diferencia como humanos de fato, área responsável pelo controle do movimento voluntário, adiamento da gratificação, planejamento ação futura, controle dos instintos, direcionamento atenção, uma área que podemos dizer de refinamento dos processos psíquicos.

Nesse texto podemos ter uma breve visualização de como somos resultados de uma história, de milhares de anos, e que continua a se construir de acordo com nossas experiências. A ciência se faz a partir do entendimento de que não sabemos, e da busca desse saber, não de dogmas, seja dogma da origem que for, incluindo científico.

Produzimos conhecimentos a partir de entendermos nossa ignorância, e isso não é fácil, temos milhares de anos de evolução da nossa espécie, e algumas centenas de produção de conhecimento. Ainda tem muito para compreender e aprender, claro se estivermos dispostos como sociedade a seguir nessa busca.

“O ser humano não é um produto isolado criado pela natureza, mas o prosseguimento de uma sequência infindável de espécies que deixaram sua marca nele, até mesmo em sua mente.” Victor Manuel de Andrade

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.